Maria Montessori observou quatro “planos” de desenvolvimento humano que ela dividiu nas seguintes faixas etárias:
Primeiro plano (de 0 a 6 anos): Infância / Primeira Infância
Segundo plano (de 6 a 12 anos): Infância
Terceiro plano (12 a 18 anos): Adolescência
Quarto plano (18-24 anos): Maturidade
Montessori chamou o período da infância/primeira infância de "Mente Absorvente", e ela acreditava que as crianças aprendiam e se desenvolviam mais nesta fase do que em qualquer outra.
Durante os três primeiros anos dessa fase, as crianças, de maneira inconsciente, absorvem e processam o mundo ao seu redor. Na segunda metade desta fase, dos 3 aos 6 anos, a criança continua a absorver o que observa, mas de forma mais consciente.
Ao longo desse primeiro plano de desenvolvimento, as crianças começam a brincar sozinhos e a praticar sua independência: “Eu posso fazer isso sozinho!”. Juntamente com a independência, vem a individualidade, a distinção de personalidade, e padrões emocionais.
Características do Primeiro Plano:
Período de construção física e “espiritual”
Necessidade de se sentir amado e protegido
A mente não escolhe por si mesma
Período de adaptação ao ambiente e ao mundo
Desenvolvimento da habilidade de se comunicar formalmente
Desenvolvimento do movimento coordenado
Movimento físico espontâneo
Uso de órgãos sensoriais importantes
Trabalhar sozinho ou em paralelo
Necessidade de trabalho intencional
As crianças em seu primeiro plano de desenvolvimento estão constantemente absorvendo e processando o mundo ao seu redor. Ter uma compreensão das necessidades físicas, psicológicas, emocionais e intelectuais de cada criança nos ajuda a atender melhor as necessidades de cada criança em um ambiente Montessori.
“Existe na criança um tipo especial de sensibilidade que a leva a absorver tudo a seu respeito e é somente esse trabalho de observar e absorver que permite que ela se adapte à vida. Ele o faz em virtude de um poder inconsciente que existe na infância... O primeiro período da vida da criança é de adaptação”
Maria Montessori
Aprendizados:
Movimento - Movimentos aleatórios tornam-se coordenados e controlados: agarrar, tocar, virar, equilibrar, engatinhar e andar.
Linguagem - Uso de palavras para se comunicar: uma progressão de balbuciar para palavras para frases para sentenças, com um vocabulário e compreensão continuamente em expansão.
Pequenos Objetos - Uma fixação em pequenos objetos e pequenos detalhes.
Ordem - Desejo de consistência, repetição e rotinas estabelecidas. (As crianças podem ficar profundamente perturbadas pela desordem.)
Música - Interesse espontâneo e desenvolvimento de tom, ritmo e melodia.
Graça e Cortesia - Imitação de comportamento educado e atencioso levando a uma internalização dessas qualidades na personalidade.
Aperfeiçoamento dos Sentidos - Fascínio pelas experiências sensoriais (sabor, som, tacto, peso, olfacto) resultando na aprendizagem da observação e a fazer discriminações sensoriais cada vez mais refinadas.
Escrita - Fascínio pela tentativa de reproduzir letras e números com lápis ou caneta e papel. (Montessori descobriu que a escrita precede a leitura)
Relações Espaciais - Formar impressões cognitivas sobre as relações no espaço, incluindo o layout de lugares familiares. As crianças se tornam mais capazes de se orientar em seus bairros e são cada vez mais capazes de resolver quebra-cabeças complexos.
Matemática - Formação dos conceitos de quantidade e operações (a partir dos usos de auxiliares materiais concretos).
Leitura - Interesse espontâneo pelas representações simbólicas dos sons de cada letra e pela formação de palavras.
Comentários