top of page

Entrevista Com Uma Nova Mamãe Montessoriana


Me conte um pouco sobre você e sua família?

Me chamo Muna e sou mãe do Joaquim de 4 meses. Nossa família é composta pelo papai, mamãe, Joca e dois cachorrinhos chamados Plinio e Ananias. E temos uma rede de apoio bem bacana composta pela baba e pelos avós.


Como conheceu o método Montessori e o que fez você querer aplicar ele com seus filhos?

Tudo começou através da cama montessoriana que ficou muito conhecida mesmo em quem não aplica o método. Fiquei curiosa sobre a ideia de ter um bebê em uma cama no chão e o porquê dessa ideia. Assim que Joaquim nasceu eu comprei um livro sobre método montessoriano e bebês, e simplesmente amei o conceito de respeitar a autonomia desse ser que está descobrindo o mundo, em um mundo que respeita poucos os bebês.



Quais as dificuldades você tem tido ao aplicar o método?

Acho que a maior dificuldade é controlar nosso hábito de auxiliar o bebê sem que ele solicite, é algo que está muito presente na forma como a sociedade trata os bebês e crianças. Temos que nos policiar para não pegar o brinquedo enquanto ele está tentando ou interromper enquanto está concentrado, respeitar o tempo dele que é completamente diferente do nosso. E modificar isso na rede de apoio também é um desafio.



Como que você aprende/estuda sobre o método?

Através de livros sobre o método, consumindo conteúdo digital como o seu Instagram.



Você notou alguma diferença depois que começou a aplicar o método?

Joca ainda é um bebê pequeno, mas percebemos que é muito curioso e é um bebê com muita intensão de realizar as atividades mesmo quando ainda são desafiadoras para seus marcos, acreditamos que o método nos faz aflorar isso nele.


Quais as atividades montessori favoritas dos teus filhos?

Ele adora o móbile gobbi, leitura e se olhar no espelho.



O que você achou que seria fácil sobre o método, mas na realidade foi difícil?

Observar, o observar de verdade de estar ali 100% presente naquele momento. Parece fácil, mas observar é um exercício muito difícil nos tempos atuais em que temos muitas distrações (como celular, rede social etc).


Como você explica o método para os seus familiares e amigos?

Que o método montessoriano é uma forma respeitosa de auxiliar a criança e o bebê no caminho da descoberta do mundo, que permite que ela aflore sua autonomia, autoestima e confiança. E, em contrapartida, aprendemos muito sobre o momento presente também.


Tem alguma dica para outras mães e pais que querem aplicar o método, mas não sabem por onde começar ou estão com receios?

Minha maior dica é leia! Quando compreendemos os objetivos, os conceitos e os pilares do método ficamos muito mais tranquilos sobre o porquê queremos aplicar-ló. Não é fácil, o método é sobre a criança e o bebê e não sobre o adulto, o mais prático é seguir com o método tradicional mas com certeza é muito mais legal e valioso para família e a criança, aplicar o método é sobre mudar a perspectiva que olhamos as coisas. Comece com coisas simples, se abaixe na altura da sua criança no quarto dele e veja como muitas coisas não tem sentido, acho que pode ser um bom começo.

Comentários


bottom of page