Como O Currículo Montessori Difere Do Currículo Tradicional
- Sabrina Chamberlain
- 21 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mar.
O currículo convencional se concentra em uma sala onde o professor fica na frente das crianças decidindo como e quando as atividades vão ser oferecidas, e todos os alunos estão aprendendo a mesma lição, ao mesmo tempo, da mesma maneira.

O currículo Montessori incentiva a aprendizagem como um processo divertido que não é determinado pela idade da criança, mas sim pelo seu desenvolvimento individual e velocidade com que ela consegue adquirir uma habilidade.
É a criança quem determina a direção da sua educação, seja aprender a amarrar os seus sapatos, a diferenciar tons de cores, a ler ou a entender o sistema decimal. Os professores atuam como uma fonte de orientação e, de uma maneira gentil, oferecem direção quando necessário.
Nas salas de aulas tradicionais, os alunos seguem as mesmas lições - o que pode deixar algumas crianças para trás enquanto outras avançam. Nas salas de aulas Montessorianas, os alunos se desafiam quando estão prontos, desenvolvendo maior autossuficiência, independência pessoal e construindo um senso interno de propósito e motivação.

É comum encontrar idades mistas nas escolinhas Montessori onde os alunos são agrupados de acordo ao seu desenvolvimento, e não de acordo a sua idade como nas escolas tradicionais. Uma criança de 2 anos pode estar na mesma sala de aula que uma criança de 4 anos, com base em sua capacidade de desenvolvimento. Essa abordagem é ideal para muitas crianças autistas, pois permite que elas aprendam e se desenvolvam em seu próprio ritmo em um ambiente de apoio e sem pressão.
O que é uma atividade "Montessori"?
〰 Requere concentração
〰 Não superestimula seus sentidos ou não limita sua criatividade através do uso excessivo de barulho, luz ou cores
〰 Promove independência
〰 É algo que permite a criança a colocar "a mão na massa" (colocar a atividade em prática)
〰 É quando a criança tem a liberdade (dentro dos limites) de escolher suas próprias atividades
Comments